Tempo de leitura: 2 minutos
A influência das cores no nosso bem-estar
As cores desempenham um papel importante no nosso corpo e na nossa mente. Podem baixar a nossa pressão arterial e destressar-nos ao abrandar a nossa respiração. É, por isso, particularmente importante concentrarmo-nos nas nossas casas para criar espaços que nos façam sentir bem. Quer nos queiramos sentir melhor e energizados ou calmos e focados, as cores que escolhemos influenciam diretamente o nosso bem-estar.
A especialista em cores e design Karen Haller diz ... "a psicologia das cores é, em grande parte, inconsciente. Faz-nos sentir algo sem sequer saber".
Se pensar num tempo em que tenha visitado um spa ou um espaço calmo, pode não ter estado atento, mas as cores serão calmas e tranquilas para deixá-lo relaxado. Ou, se pensar num parque infantil, as cores serão ousadas e brilhantes para estimular a diversão e o entusiasmo.
É, por isso, importante que tomemos algum tempo para pensar sobre como nos queremos sentir e de que cor nos queremos rodear para promover esse sentimento.
5 dicas para escolher cores para acalmar absolutamente
As nossas casas são o nosso lugar seguro para nos desligarmos do ruído externo após um dia atarefado. Queremos sentir-nos destressados e estar numa casa que nos tire do stress dessa vida frenética, mas como sabemos as cores que são melhores para isto e porquê?
Aqui estão as minhas 5 melhores dicas para escolher a palete de cores para se acalmar:
- Escolha cores que estão diretamente ligadas à natureza. Pense em cores que ocorrem naturalmente no mundo exterior como azuis, verdes e cores quentes e neutras. Refletir a natureza no interior das nossas casas vai ajudar a que nos sintamos relaxados.
- Quartos azuis. Lembrando-nos de céus tranquilos ou oceanos calmos, um azul suave num quarto será relaxante e repousante para ajudar a uma boa noite de sono.
- Verde representa equilíbrio, saúde e bem-estar. É perfeito para criar um escritório em casa lembrando-nos da calmaria do espaço exterior. Escolha um verde quente e suave em vez de um vibrante verde lima ou de um verde escuro.
- Neutros como brancos quentes podem fazer-nos sentir centrados. O branco pode fazer um espaço parecer mais aberto, espaçoso e, por isso mesmo, mais organizado. Perfeito se temos mentes ocupadas que precisam de equilíbrio. No entanto, evite brancos brilhantes, pois não têm pigmento e podem não ser tão agradáveis para os nossos olhos.
- O que está no seu armário? Se está inseguro sobre as cores que o fazem sentir-se bem, repare no que veste. Nós utilizamos naturalmente cores que nos fazem sentir felizes e isto é um ótimo ponto de partida quando queremos entender as cores para nossa casa.
Se viver num espaço calmo e tranquilo é o seu objetivo, começar por estas dicas vai ajudar a transformar a sua casa. Não se esqueça, no entanto, que a cor é apenas o começo, adicione camadas de textura e cheiro com velas e difusores para atingir todos os seus sentidos para um bem-estar completo.
Prepare-se para se sentir relaxado.
Whirlpool, onde o bem-estar começa em casa
Artigo escrito para a Whirlpool por Katie Seidler, Designer de Interiores