Tempo de leitura: 2 minutos
Ver-se livre de coisas supérfluas não é apenas uma tendência, mas um exercício no bem-estar que nos permite viver os nossos espaços ao máximo. Não estamos a falar sobre arrumar ou limpar, mas sim sobre organizar: uma forma fundamental de nos preocuparmos connosco mesmos e de cuidarmos do espaço que representa a maior parte de nós: a nossa casa.
Organizar: o que é e como é importante para a saúde mental?
Esta é uma conexão poderosa entre os objetos presentes na nossa casa e na nossa mente, porque a nossa casa é a nossa história: tudo o que escolhemos está relacionado com os nossos valores mais profundos, demonstrando assim as nossas emoções genuínas.
Quando o nosso ambiente está livre de coisas desnecessárias e reflete a maneira que somos, uma nova harmonia é criada à nossa volta e dentro de nós. Por isso, livrar-se de coisas em excesso pode beneficiar a sua saúde ao fazer com que se sinta mais calmo, feliz, mais em controlo da sua vida, e menos ansioso e stressado.
O processo pode ser longo ou curto, dependendo da sua vontade de mudar. Mas qual é o primeiro passo?
Começar de novo com o que realmente lhe interessa
Escolher o que fica e o que vai encoraja-o a fazer decisões ativas sobre o que pertence à sua vida agora mesmo, vivendo firmemente no presente em vez de se agarrar ao passado. Isto permite que tire material para fora, lixo mental e emocional.
Uma excelente maneira de entender do que desistir do passado é projetar-se a si mesmo para o futuro ao tentar imaginar o seu estilo de vida ideal, o tipo de casa que quer e a maneira que gostaria de viver nela. Consegue visualizar isso? Esta projeção irá ajudar a definir o seu objetivo e trabalhar no presente para alcançar o bem estar mental que irá resultar nas próprias melhorias.
É uma teoria interessante, mas como a meter em prática? Aqui estão os 5 passos para um estado de saúde mental bem melhor.
5 regras para uma organização eficaz
- Lide com um espaço e um quarto de uma vez só. A organização está ligada com o mindfulness, por isso leve as coisas de uma vez só e faça com que os seus esforços sejam eficientes. Comece na cozinha, o coração da casa e onde nós passamos a maioria do tempo.
- Crie uma lista. Antes de começar a fazer as coisas, olhe em redor e crie uma lista para cada quarto, criando itens para tudo o que deve ser organizado, mandado para o lixo ou doado. Não acha que já é hora de dar aquele conjunto de pratos que nunca usou?
- Gaste 5 minutos por dia. Não faça demais! Seja lento e foque-se nas áreas mais visíveis. Por exemplo, pode começar pelas prateleiras desarrumadas na sua cozinha.
- Crie um sistema de organização. Use o método rápido e fácil de três caixas. Leve três caixas consigo para cada quarto: mandar fora, doar ou manter. Depois de ver cada item e colocar o mesmo na caixa certa, irá aperceber-se quais são as coisas que são realmente importantes para si.
- Mantenha apenas as coisas que ama. A felicidade é pessoal. Por isso, não se sinta obrigado a criar espaço a qualquer custo, mas crie espaço apenas onde pensa que precisa de mais espaço para si.
Trabalhar para criar um oásis de calma num mundo caótico parece ser muito trabalhoso para si? Assim que começar, irá descobrir que o fator de bem-estar vem a jogo rapidamente. O nosso conselho é definir objetivos positivos e focar-se no que quer tirar do processo de organização, quer seja espaço, ordem, liberdade ou mais. Siga-o passo a passo e celebre o seu progresso. Os resultados serão verdadeiramente transformadores, não apenas para o seu ambiente mas também para sua mente, corpo e alma.
Dê as boas-vindas à Whirlpool, desenhada para o seu bem-estar.