Tempo de leitura: 3 minutos
Cozinhar conscientemente tem muitos benefícios para o bem-estar. Descubra como melhorar a sua saúde mental, melhorar a sua autoestima e crescer para florescer com algo tão simples como cozinhar!
Experimente o benefício da cozinha consciente, e viva no presente
Existe um perceptivo e sensorial “aqui e agora” onde as exatas medidas determinam o sucesso de uma receita. Onde está a sua mente quando está a escolher ingredientes? E quando está a misturar, a mexer e a provar?
Praticar a cozinha consciente pode trazer paz interior numa vida ocupada, pois encoraja conhecimento do momento presente em todas as fases de uma receita: desde selecionar ingredientes a preparar a receita e até mesmo a escolher como se gasta o tempo enquanto se espera que a comida fique pronta. Tudo isto oferece uma excelente oportunidade para abrandar, apreciar as coisas mais pequenas e treinar a mente para estar presente.
Levar tempo na cozinha pode ser uma nova maneira de melhorar a sua saúde devido às suas imensas vantagens. Aqui estão alguns dos benefícios da cozinha consciente.
Aumenta a felicidade e estimula a criatividade
Os ingredientes principais da cozinha consciente são vibrações positivas e a expressão da nossa personalidade porque isso nos permite que seja possível criarmos com as nossas mãos o que irá nutrir o nosso corpo e mente. Quando cozinhamos, nós juntamos diferentes elementos que derretem, alteram-se, mudam de aparência. Temos possibilidades infinitas de criação nas nossas mãos, sem a ansiedade de um resultado perfeito porque o melhor resultado não é o mais bonito ou o mais delicioso, mas sim o que reflete o nosso gosto.
Acima de tudo, alcançar um objetivo satisfaz a nossa necessidade emocional para ter um propósito e um significado na vida, dando-nos serenidade e felicidade. Por isso, divirta-se na cozinha com novos sabores ou uma nova receita e deixe que a sua imaginação flua!
Reduz o stress e ansiedade
Veja os pensamentos que entram na sua mente, observe-os sem qualquer juízo, e deixe-os flutuarem para longe como nuvens no céu. Ouça as suas emoções a subir e descer, como as ondas no mar.
A observação própria sustenta a cozinha consciente, que nos dá sentimentos de domínio e controlo sob as nossas mentes através de concentração e conhecimento. Com a sua repetição, cozinhar ajuda-nos a relaxar e também a entrar em formas de meditação. O gesto repetido encoraja que encaremos os nossos pensamentos com a mesma paciência como se estivéssemos a esperar que a massa cresça ou que a água chegue à temperatura correta.
Além disso, concentrando-nos em cada gesto específico, sabor e cheiro ajuda-nos a tirar as nossas mentes de tudo o que está fora do que é feliz, do lugar quente em que estamos, permitindo que relaxemos e que baixemos os nossos níveis de stress, deixando o resto até mais tarde... ou nunca!
Aumenta a autoestima
A grande lição que a cozinha consciente nos dá implicitamente é que podemos ter sucesso com cada prato, mesmo com os mais complexos e que parecem serem os mais difíceis. Podemos alcançar qualquer objetivo se, em vez de ficarmos desencorajados, partirmos o processo em várias pequenas tarefas e seguir as mesmas firmemente até ao fim. Esse conhecimento dá-nos autoestima e uma profunda gratificação, especialmente se pudermos tocar e saborear as nossas conquistas.
E se o resultado não vier imediatamente, não se julgue, tente de novo. A cozinha consciente convida-nos a aceitar a realidade como ela é, sem ter de a mudar, mas aprendendo a ser com o que está dentro de nós nesse momento, no corpo, na mente e no coração, deixando de parte julgamentos, expectativas e deceções.
Ajuda-nos a reconectar-nos connosco
A cozinha consciente desperta os sentidos, principalmente o cheiro, que faz parte da memória involuntária. A memória involuntária é o porquê de nos virarmos frequentemente para as nossas comidas de conforto favoritas: preparar uma refeição que associamos com um tempo de felicidade nas nossas vidas, como um prato que adorávamos enquanto crianças, que nos pode ajudar a aceder a esses sentimentos no presente. O conhecimento desta conexão profunda pode guiar-nos na escolha consciente de receitas que podem melhorar o nosso físico e psicológico.
Ajuda-nos a reconetar com os outros
Uma parte vital do ritual de cozinhar é tirar tempo para criar ligações sociais e fortificar a conexão entre os nossos entes queridos. Cultivar uma experiência partilhada durante as horas de refeições é uma prática excelente para aumentar a consciência e presença nas nossas vidas diárias. Quando cozinhamos para outras pessoas, metemos todo o nosso amor no que fazemos e damos-lhe todo o bom que fazemos para nós mesmos. É uma maneira de partilhar felicidade, bem-estar e prazer.
Ver a culinária como uma oportunidade de abranger a prática de mindfulness pode transformar a culinária de apenas ser puramente funcional para uma jornada de cuidado próprio.
Está pronto para emergir na cozinha consciente em ouvir, aceitar e não julgar?
Prepare-se para emergir na cozinha consciente, ouvir, aceitar e não julgar.